arrecada R$ 24 mil com ação social no Show Rural Coopavel share
Close
Buscar no site

Com streamline e design inovador, Valtra reforça posicionamento no mercado

Proposta fundamentada nos pilares de suavidade e eficiência destaca identificação da marca no agronegócio

A Valtra, especialista na concepção e fabricação de máquinas e implementos agrícolas, fortalece seu posicionamento na América do Sul com proposta diferenciada de streamline, fundamentada nos pilares suavidade e eficiência e que ressalta uma das características que faz da marca única no continente: a cor.

 

O design inovador global contempla a inicial da marca, a letra V, destacada por uma streamline que, globalmente é vermelha e, exclusivamente, amarela na América do Sul. Fernanda Teixeira, gerente de marketing e comunicação AGCO América do Sul, multinacional detentora da marca Valtra, explica que os tratores produzidos na Finlândia são de cores diversas, enquanto as máquinas Valtra produzidas no Brasil e Argentina são amarelas. “Entendendo a forte identificação do produtor rural da América do Sul com as máquinas de cor amarela, a linha da streamline é exclusivamente amarela para as peças e comunicações da região sul-americana, enquanto nos outros continentes é vermelha. Ao adaptar a cor da streamline para manter sua conexão regional, a marca reforça seu foco no cliente”, explica. A frase ‘Sua máquina de trabalho’ permanece como tagline oficial da Valtra e a logomarca também não teve alteração.

 

Streamlines

 

A ideia da iniciativa é se adequar às plataformas digitais e fortalecer identificação da Valtra com seus clientes. Um dos objetivos desta imagem visual foi projetá-la para o uso em diferentes aplicações, especialmente nas plataformas digitais. Porém, ela também comunica fortemente com o portfólio, que apresenta máquinas cada vez mais modernas, robustas, com soluções específicas para cada cultura e fáceis de usar para condições extremas.

 

Streamlines

Legenda: Trator Série T CVT, design no capô traz o V em destaque e traços que remetem a streamline

 

A Valtra, então conhecida como Valmet, foi fundada em 1951, na Finlândia, sendo pioneira no desenvolvimento e adaptação de soluções para tratores, expandindo mais tarde na produção outros maquinários. No Brasil, a marca celebrou 60 anos em 2020. A estatal Valmet deu início às suas atividades oficialmente no país nos primeiros meses de 1960, depois de um período de abertura comercial entre os governos de Brasil e Finlândia. Na década de 1990, a empresa foi privatizada e seu nome alterado para Valtra-Valmet e, em seguida, para Valtra. Atualmente, na América do Sul, os produtos Valtra são fabricados em 4 fábricas do Brasil e uma na Argentina. No Brasil as fábricas estão localizadas Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores, geradores e laboratório de controle de emissões). Na Argentina a unidade fabril está em General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores).  A marca ainda tem seu Centro de Distribuição de Peças localizado em Jundiaí/SP e Haedo/Argentina, além do Centro de Treinamento em Campinas/SP.