VALTRA COMPLETA 70 ANOS DE HISTÓRIA NO MUNDO share
Close
Buscar no site

VALTRA COMPLETA 70 ANOS DE HISTÓRIA NO MUNDO

Marca de origem finlandesa celebra sete décadas levando inovação e tecnologia para o campo

A Valtra, especialista na concepção e fabricação de máquinas e implementos agrícolas, completa 70 anos de história no mundo inteiro. A marca finlandesa comemora a data disponibilizando no mercado uma série de produtos como tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores, implementos, entre outros, como tecnologias inovadoras que contribuem para o dia a dia do profissional no campo, de maneira personalizada.

“Celebramos este marco histórico oferecendo aos agricultores, nossos parceiros, o que há de melhor em soluções e maquinários agrícolas. Temos em nosso DNA uma mescla de tradição com inovação tecnológica que permite aos nossos clientes terem mais facilidade e conveniência durante o trabalho e, ao mesmo tempo, possibilitando o aumento do rendimento da produção como um todo, além de práticas sustentáveis”, exalta Alexandre Vinícius de Assis, diretor de vendas Valtra.

 

Há 70 anos, o foco da marca estava na mecanização da agricultura. A Valtra, então conhecida como Valmet, começou a produção em série de tratores em 1951, na Finlândia. O primeiro modelo foi o Valmet 15 que, como o nome indica, tinha 15 cavalos de potência e foi projetado para substituir um cavalo em uma pequena fazenda. Mais tarde, o foco se expandiu para outros objetivos, como, por exemplo, melhorias na segurança do trabalho, fazendas em crescimento e o sucesso dos negócios rurais.

 

"A Valtra sempre teve uma relação particularmente muito próxima com seus clientes. As tecnologias e serviços que a marca oferece sempre estiveram à altura da tarefa de atender às necessidades dos agricultores, tanto em termos de tratores quanto outros maquinários e serviços. Mas foi nos últimos 10 anos que os maiores saltos foram dados e, nos próximos anos, veremos que a digitalização e a tecnologia de agricultura de precisão mudarão a cara da agricultura de forma significativa", explica Assis.

No Brasil, a marca celebrou 60 anos no ano passado. A então estatal Valmet deu início às suas atividades oficialmente no país nos primeiros meses de 1960, depois de um período de abertura comercial entre os governos de Brasil e Finlândia. Na década de 1990, a empresa foi privatizada e seu nome alterado para Valtra-Valmet e, em seguida, para Valtra. Em 2004, ela foi comprada pela AGCO e, atualmente, tem seu parque industrial sediado em Mogi das Cruzes (SP).

Foi da Valtra o primeiro trator estreito, desenvolvido para combater uma crise de pragas nas lavouras brasileiras de café nos anos 1960. Na década de 1970, época em que o país passou por uma crise energética, a marca desenvolveu também o primeiro e mais eficiente trator com motor de ignição a diesel e torque a álcool e, nos anos 1990, o primeiro trator com cabine e ar-condicionado. Acrescenta-se ao histórico ainda o fato da Valtra também ter sido a primeira a lançar tratores com tração 4x4 no mercado brasileiro.

“Somos pioneiros no ramo que trabalhamos e, neste 70º aniversário, seguimos com a visão otimista de crescimento para os próximos anos, tanto em escala mundial quanto nacional. Mesmo com uma história tão impressionante atrás de nós e com os desafios que temos pela frente, nossos olhares estão postos no futuro e em desenvolvermos soluções para os agricultores cada vez mais tecnológicas, pioneiras e que agreguem valor. Esse é o diferencial que carregamos ao longo desses anos todos”, explica o executivo. 

Portfólio Valtra no Brasil 

Com um portfólio totalmente renovado, a Valtra disponibiliza no mercado alta tecnologia, conectividade e inteligência nos produtos que disponibiliza no mercado. Um destaque são os tratores da série A2R, que oferecem mais economia para o produtor. Com o motor trabalhando com alto torque e baixa rotação, o consumo do combustível é até 10% menor durante suas atividades diárias. Sua capacidade de levante é 6% superior às opções do mercado, o que permite trabalhar com implementos maiores e mais pesados, aumentando a possibilidade de operações.

A Série A4 HiTech traz alta tecnologia para gerar até 12% de economia de combustível por hectare trabalhado. A combinação perfeita entre motor agrícola AGCO Power e transmissão HiTech4 PowerShift torna esse trator insuperável no campo. No ano de 2020, a Valtra inovou com o novo modelo A144 HiTech de 145cv, disponibilizando um trator com motor eletrônico AGCO Power de 4 cilindros de alto torque, mantendo o baixo consumo de combustível, além da transmissão Power Shift com troca de marchas automática. 

Já os tratores BH HiTech maximizam o rendimento no campo com maior aproveitamento da sua área de plantio. Com a transmissão inteligente HiTech3 PowerShift, o BH HiTech aumenta em até 8% o número de hectares trabalhados por hora. Em conjunto com o Motor AGCO Power, é possível, ainda, economizar 10% em combustível.

As máquinas da série T CVT, pioneiras nesse tipo de transmissão, que quer dizer Continuously Variable Transmission - Transmissão Continuamente Variável, funciona de maneira inteligente e versátil, pois trabalha com um número infinito de marchas e velocidades, permitindo que o produtor encontre a velocidade ideal à sua operação, oferecendo rendimento de até 30% a mais, além do motor eletrônico com o sistema AGCO Power que traz o melhor controle da potência e velocidade para garantir 25% menos consumo de combustível.

Em termos de plantadeiras, destaque para a Momentum, que foi projetada para superar todos os desafios dos grandes produtores. Desenvolvida no Brasil, ela oferece economias que chegam a R$ 50 mil por safra, possui duas versões para adequar perfeitamente às necessidades de cada lavoura: a Momentum Sementes, com 24, 30 e 40 linhas, e a Momentum Sementes & Fertilizantes, com 24 e 30 linhas.

O pulverizador Valtra da série BS3300 eleva a performance da operação com um exclusivo sistema pendular por roletes no quadro central, somado à automação do nivelamento das barras, garante estabilidade para o pulverizador. Além disso, o Motor AGCO Power garante a força e a economia, de até R$ 140 mil em sete anos de operação, necessárias para alavancar a produção agrícola.